Mimimi!!! Tem muito newbie aqui!!!

Cansei, hoje eu cansei!

Acho que os anos estão me fazendo cada vez menos tolerante pra tenta reclamação sem cabimento. Como vocês bem sabem, eu estou nessa caminhada fotográfica já fazem alguns anos, pelo menos como estudante há quase uns 30 anos e sempre ouvi essa balela vindo dos profissionais. Digo profissionais os que fazem da fotografia o seu ganha pão, e isso nunca mudou. Primeiro era a presunção de que só médio formato era considerado profissional, Hasselblad, Mamiya 645, Pentax 67 etc, e 35mm era coisa de amador. Daí veio o foco automático e o foco manual é que era profissional. Depois fotografar em modo manual é que é profissional e qualquer modo automático era coisa de amador. Finalmente fotografia analógica é que era profissional, porque digital era coisa de amador. Como vocês podem ver a progressão é constante, e ela não se importa com a opinião de ninguém. Pode ser profissional, amador ou qualquer coisa no meio não faz diferença, o progresso vem anyways! Antes eram necessárias muitas horas de aprendizado e experiência pra conseguir fazer qualquer tipo fotografia, hoje qualquer criança é capaz de registrar qualquer momento com uma máquina de celular e ficar OK. A diferença está no fotógrafo e não no equipamento. Vejo essa galera toda hora levantando a bandeira de que existe muita gente se auto intitulando fotógrafo só porque compraram uma máquina nova… wow!!! É verdade, quem usa uma máquina fotográfica é fotógrafo, quem usa um carro é motorista, quem usa uma motocicleta é motociclista… não foi difícil, foi?!

Pois é, vamos deixar de besteira e seguir em frente mostrando o nosso talento sem ficar desfazendo do trabalho dos outros pra enaltecer o nosso… O diferencial que gosto de traçar é o profissionalismo e não o título, resultados e não conversa fiada.

Como disse antes, estou velho e sem paciência!

Apesar de sem paciência, ainda assim continuo educado… por favor se você não se encontra nessa galera que gosta de humilhar os que estão chegando, desconsidere esse desabafo e me ajude a desmistificar a fotografia como estilo de vida artístico. Só temos a ganhar com a popularidade e o aperfeiçoamento dessa mídia tão sensacional. Todos nós temos arte dentro da gente!  E muitas vezes não se enquadra no nosso padrão de beleza, mas quem disse que arte tem que ser enquadrada?
Seja uma pessoa melhor,

Marcos Barbosa.

Mande um comentário ou pergunta!!!!